A Cruz
"Em seguida, Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me" (Mt 16, 24).
Em muitos momentos de nossa caminhada vicentina podemos cair na tentação de desanimar com tantos desafios que se colocam pelo caminho. As causas do desânimo podem ser muitas: a família assistida que parece não prosperar, o apoio do padre local que parece não ser tão forte, problemas pessoais ou familiares que parecem atrapalhar nossa missão, entre outras.
Nunca podemos, porém, nos esquecer de que a caminhada na Sociedade de São Vicente de Paulo é, também, um caminho de santificação pessoal. Veja, por exemplo, a história de Frederico Ozanam, o principal fundador da SSVP. No fim de sua vida, enfrentou uma grave doença nos rins. Teve que deixar Paris e viajar para tentar condições melhores para seu tratamento. A dificuldade, porém, não o impediu de mudar estratégias para que continuasse a servir a Sociedade. Nos últimos anos de sua vida, passou por diversas cidades da Itália proferindo palestras e animando jovens a continuar a obra da rede de Caridade. Resultado: hoje ela está em 150 países.
Entre esmorecer e entregar-se à doença, Ozanam preferiu abraçar a cruz e seguir, confiante em que sua recompensa no céu estava garantida. "Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará cada um segundo suas obras" (Mt 16, 27).
A caminhada cristã pressupõe uma cruz. Todos nós temos a nossa! A Cruz é símbolo não de derrota, mas de vitória! E de serviço! "O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate pela multidão" (Mt 20, 28).
Que Frederico Ozanam interceda por nós para que saibamos carregar a nossa Cruz e servir a Deus e ao próximo! Uma boa semana a todos.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ozanam, intercesssor da Jornada Mundial - Rio 2013