Saudação Vicentina

Saudação Vicentina

quarta-feira, 30 de julho de 2014

SSVP- Ozanam e seus Companheiros

 
OZANAM UM SÁBIO DOS POBRES

Antônio Frederico Ozanam, nasceu em Milão, na Itália, em 28 de abril de 1813, foi o quinto filho de um conjunto de catorze dos quais só quatro sobreviveram.
Filho de João Antônio Ozanam e de Maria Nantas, família católica fervorosa, defendia a Igreja e seus rituais.
O pai médico, dedicado à ciência, à arte e ao trabalho, era homem de fé e com grande amor aos pobres.
A mãe uma cristã ativa que se dedicava a cuidar dos doentes.
Nasceu numa época em que o povo da França, politicamente, era contra o cristianismo, desconhecendo as necessidades e os direitos das pessoas principalmente dos carentes.
O jovem Ozanam seguindo o exemplo dos pais, tornou-se defensor ferrenho da Igreja de Cristo, homem de uma fé viva e ardorosa, não cessava de implorar socorro a Santíssima Virgem, por uma democracia mais humana e honesta.
Aos 18 anos, vai para Paris, cursa Direito na Sorbone e segue também alguns cursos no Colégio da Framça, se interessa também pela literatura, ramo em que se licenciou no ano de 1835.
Sua vida é um testemunho corajoso de fé diante de Deus e dos homens, numa época conturbada e anticlerical.
Em 23 de abril de 1833, em defesa dos pobres Ozanam com mais seis companheiros todos jovens, fundaram a Conferência de história, mais tarde Conferência da Caridade.
Numa das reuniões, o jovem Lião Lê Prévost, propôs que o nome Conferência da Caridade, fosse São Vicente de Paulo, o que foi aceito por unanimidade.
Daí por diante, a entidade passou a dominar-se “SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO”.
Acadêmico brilhante e intelectual cristão, pai de família dedicado, ainda tinha tempo para receber diariamente em sua casa, alguns estudantes para fazer conferências, para visitar os pobres e para participar das reuniões vicentinas.
Antônio Frederico Ozanam, homem frágil e forte que sonhou com “esta associação generosa” à qual os vicentinos tem a felicidade de pertencer.
Faleceu no dia 8 de setembro de 1853.
Frederico Ozanam foi sepultado na cripta da Igreja do Carmo no Instituo Católico de Paris, onde havia desejado repousar.
Antônio Frederico Ozanam que viveu pregando o Evangelho de Jesus, amando a Deus e ao próximo, tem seu nome ligado a Igreja Católica, que é o coração da Lei de Deus, foi beatificado pelo Papa no dia 22 de agosto de 1997 por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.
 

 
 
Os fundadores da Sociedade São Vicente de Paulo:
1. Frederico Ozanam (1813-1853)
2. Julio Devaux (1811-1880)
3. Augusto Le Taillandier (1811-1886)
4. Paulo Lamache (1810-?)
5. Francisco Lallier (1814-1886)
6. G. J. Bailly (1793-1861)
7. Julio Gossin (1789-1855)
8. Adolpho Baudon (1819-1890)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ozanam, intercesssor da Jornada Mundial - Rio 2013